SEO: o que é e como fazer?

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email

O SEO (Search Engine Optimization) é uma das estratégias de marketing digital mais conhecidas. Também conhecido como otimização de sites, o SEO visa melhorar a visibilidade da sua empresa nos mecanismos de busca como: Google, Bing e similares.

Como surgiu o Search Engine Optimization?

Desde que a internet nasceu, o desafio de organizar toda a informação disponível nela fica cada vez maior. Por isso, buscadores como Google e Bing tem uma missão bem complexa: organizar essas informações e torná-las acessíveis.

Muitos outros buscadores nasceram antes do Google e tentaram organizar as informações na web. No entanto, essa não é uma tarefa fácil.

Buscadores como Lycos, Altavista, Ask, Yahoo e muitos outros surgiram antes do Google e fizeram parte da história dos mecanismos de busca.

Mas a com tantos sites nascendo a cada dia era difícil criar uma mecanismo que apresentasse os resultados de busca de maneira realmente relevante.

Foi nesse contexto em que surgiu o Google. Um novo mecanismo de busca baseado no então revolucionário Page Rank. Além de avaliar a densidade da palavra pesquisada dentro das páginas, ele também avaliava a quantidade e qualidade dos backlinks.

No entanto, a questão é que só existe um 1º lugar nos resultados de busca. Foi aí que surgiu o SEO. Os profissionais passaram a pesquisar, testar e entender melhor como os buscadores funcionavam. Dessa forma, passaram a ter cuidados adicionais na hora de criar um site ou um conteúdo.

A evolução do SEO

Os buscadores evoluem constantemente. Como resultado, as técnicas de otimização de sites evoluem junto. O que nunca muda na otimização de sites é que para ser um bom profissional você precisa entender muito bem de duas coisas: gente e robôs.

Sergey Brin e Larry Page: fundadores do Google
Sergey Brin e Larry Page: fundadores do Google

Quando digo que você tem que entender de gente, quero dizer que você deve conhecer muito bem o seu cliente:

  • Quais são os objetivos dele?
  • Quais os desafios?
  • Como é o processo de decisão de compra dele?
  • Quais dores dele você resolve?
  • Que soluções ele encontra no mercado?
  • Quais objeções ele tem com o seu produto?
  • E por aí vai.

Quando digo que você deve entender de robôs, me refiro aos algoritmos dos buscadores. São eles que definem em que posição seu site aparece nos resultados de busca.

Afinal, o que é SEO?

Em conclusão, SEO se resume a um conjunto de técnicas para melhorar seu site e seu conteúdo com o objetivo de ter mais visibilidade nos buscadores.

Costumamos dividir as técnicas de SEO em on-page e off-page.

SEO On-page

As técnicas on-page dizem respeito a tudo o que podemos fazer dentro do nosso site. Geralmente eles estão relacionado à estrutura do site. Sendo assim, são afetados por:

  • rapidez do site
  • ser amigável para celulares
  • apresentar palavras-chave
  • qualidade do conteúdo
  • e muitos outros.

SEO off-page

Já a otimização off-page diz respeito a tudo que fazemos fora de nosso site que pode ajudá-lo a ter um melhor ranqueamento. Isso muitas vezes inclui ter diversos outros sites fazendo links para o seu, por exemplo.

A missão do Google é simples de entender, mas difícil de executar. Para entender bem o SEO, é preciso saber pensar como um buscador.

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore

Entenda

SEO: o que é e como fazer?

O SEO (Search Engine Optimization) é uma das estratégias de marketing digital mais conhecidas. Também conhecido como otimização de sites, o SEO visa melhorar a